Ano 5 | Nr.55 | fevereiro 2020

Old _1200x 600


EDITORIAL

Angola: Medicina do Viajante na perspetiva de um País Tropical

A necessidade e a relevância crescente da Medicina do Viajante está relacionada com o contínuo e substancialmente crescente movimento de pessoasem todo o mundo, que cruzam fronteiras internacionais. Esta nova área de actuação médica pode ser sentinela de patologias disseminadas por viajantes, de grande importância em Saúde Pública.

Contextualizar a sua prática em Angola e em outros países em vias de desenvolvimento ainda é um desafio, tendo em linha de conta que, particularmente em Angola, as suas fronteiras são transpostas todos os dias por viajantes de modo legal (maioritariamente por via área) ou ilegal (maioritariamente por via terrestre). Com excepção da maioria dos viajantes provenientes dos Estados Unidos da América, Europa e Brasil, a maioria não se submete a avaliação médica pré-viagem em consulta do viajante, particularmente os viajantes da China e outros países de África.

Embora muitos dos nacionais viajem regularmente para a China e Brasil, por motivo de negócios, com excepção da vacina da febre-amarela, por ser de carácter obrigatório, não realizam uma avaliação médica pré-viagem, estando expostos nestes países às patologias passíveis de serem importadas.

A evidência sugere que a consulta pré-viagem, particularmente no viajante imigrante, nem sempre cumpre o objectivo de influenciar a conduta dos viajantes em locais onde os sistemas de saúde são problemáticos, como em Angola, o que dificulta o diagnóstico e tratamento precoce daqueles a trabalhar ou a viver em áreas remotas do país.

Nas consultas no país de destino constata-se, frequentemente, que os viajantes possuem uma variedade de ideias preconcebidas, necessidades e expectativas irrealistas em relação ao risco local de doenças. Seria interessante avaliar a necessidade de uma nova consulta, já em contexto local, para conclusão das orientações e esclarecimentos das dúvidas expressas pelo viajante. Estas questões são importantes sobretudo quando associadas aos antimaláricos, seus efeitos secundários e duração da sua toma continuada.

Os profissionais de saúde devem aconselhar com precisão os seus viajantes sobre os potenciais riscos a que estarão expostos em zona tropical e estabelecer um ponto focal no país de destino (para realização de consulta trans-viagem), que poderá ser conseguido através da interação entre as Sociedades de Medicina do Viajante ou as Ordens dos Médicos. Para concluir, compraz sugerir o diálogo atempado entre os profissionais de saúde de ambos os lados (país de origem e país de destino do viajante), a fim de se promover os melhores benefícios para a saúde do viajante.

Sheila Marisa Cardoso
Médica do Trabalho, Medicina Tropical e Medicina das Viagens
Clínica Sagrada Esperança – Angola

                                                                  

 

ATUALIDADES NA MEDICINA DO VIAJANTE

Continua em curso o surto de COVID-19, iniciado a 31 de dezembro de 2019 na China, havendo neste momento mais de 92 mil casos confirmados e uma letalidade aproximada de 3,4%, com casos em todos os continentes com a exceção da Antártida. A OMS alterou a classificação de risco mundial para muito elevado, e o ECDC modificou a sua classificação de risco na Europa de moderado para elevado. Portugal contabilizou, até à data, oito casos. As recomendações da DGS e da SPMV devem ser seguidas por todos os viajantes, quer durante a viagem, quer após o regresso.

Na República Democrática do Congo (RDC) o surto de Ébola apresenta 3.434 casos confirmados, com 2.254 óbitos (letalidade de 66%). Embora o número de novos casos esteja próximo do zero, mantém-se o alerta para a possibilidade de aparecimentos de novos indivíduos infetados nas regiões mais afetadas.   

Nas Caraíbas, nas Antilhas Francesas está em curso um surto de Dengue, com mais de 8.500 casos reportados (Martinica, Guadalupe, São Bartolomeu e São Martinho).

No norte de Moçambique surgiu um novo surto epidémico de cólera na região da Cabo Delgado. Recomenda-se o reforço de todas as medidas preventivas nos viajantes para esta zona.

Dois elementos da Direção da SPMV reuniram em Madrid com colegas de Espanha e de Itália, para a constituição de um grupo de trabalho para discussão de problemas comuns, na área da medicina do viajante. A reunião foi patrocinada pela Sanofi.

 

PUBLICAÇÕES SELECCIONADAS


Going global – travel and the 2019 novel coronavirus

A.J. Rodríguez-Morales, K. MacGregor, S. Kanagarajah, D. Patel, P. Schlagenhauf
Trav Med Infect Dis (2020), Article 101578

COVID-19 outbreak on the Diamond Princess cruise ship: estimating the epidemic potential and effectiveness of public health countermeasures.
Rocklöv J, Sjödin H, Wilder-Smith A.
J Travel Med. 2020 Feb 28. pii: taaa030. doi:
10.1093/jtm/taaa030

The next big threat to global health? 2019 novel coronavirus (2019-nCoV): what advice can we give to travellers? - interim recommendations January 2020, from the Latin-American society for Travel Medicine (SLAMVI)
C. Biscayart, P. Angeleri, S. Lloveras, T. Chaves, P. Schlagenhauf, A.J. Rodriguez-Morales
Trav Med Infect Dis (2020), Article 101567

Clinical Characteristics of Coronavirus Disease 2019 in China.
Guan WJ, Ni ZY, Hu Y, Liang WH, et al, and China Medical Treatment Expert Group for Covid-19.
N Engl J Med. 2020 Feb 28. doi: 10.1056/NEJMoa2002032.

Clinical characteristics of 50466 hospitalized patients with 2019-nCoV infection.
Sun P, Qie S, Liu Z, Ren J, Li K, Xi J.
J Med Virol. 2020 Feb 28. doi: 10.1002/jmv.25735

 

CURSOS E REUNIÕES CIENTÍFICAS


XII Curso de Medicina de Viagem e de Populações Móveis,
de 28/2 a 21/3/2020 a decorrer as sexta-feiras das 16 às 20h e aos sábados das 09h às 13h no Centro Hospitalar Universitário de S. João, Porto

3º Curso de Pos Graduação de Infecciologia Pediatrica, 7 fev a 23 de Abril, Lisboa, http://www.pginfeciologiapediatrica.com/

13th Asia Pacific Travel Health Conference (APTHC), 18-21 March 2020, Auckland, New Zealand https://www.apths.org/welcome-apthc

30th European Congress of Clinical Microbiology & Infectious Diseases, 18-21 April 2020, Paris, France
17th Conference of the International Society of Travel Medicine. 19-23 de maio de 2021, Kuala Lumpur, Malásia. 
https://www.istm.org/CISTM17                                        
ISTM Latin American Regional Meeting (RCISTM8), 21-23 May, 2020, Buenos Aires, Argentina

https://www.istm.org/rcistm8 

ESPID 2020 38th Annual Meeting of the European Society for Paediatric Infectious Diseases, 25-30 May 2020, Rotterdam, The Netherlands
Curso Saude Tropical para Enfermeiros. Instituto Higiene Medicina Tropical, Maio/Junho/Julho 2020.

Northern European Conference on Travel Medicine 2020 (NECTM8) 3-5 June, Rotterdam, The Netherlands  
https://nectm8.com

Emergência Global em Saúde Pública/Sanidade Internacional, 25 de Setembro de 2020, Grande Hotel do Luso, Mealhada.

21º Congresso Nacional de Pediatria. Sociedade Portuguesa de Pediatria. 28-30 de outubro de 2020. Altice Fórum Braga, Portugal. https://www.spp.pt/eventos/default.asp?ida=2085

 

FICHA TÉCNICA

Edição 
Direção da SPMV

Corpos Diretivos da SPMV
Direção 
Prof. Doutor Jorge Atouguia 
Clinica de Medicina Tropical e do Viajante, Lisboa 
Presidente 

Prof.ª Doutora Cândida Abreu 
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto 
Centro Hospitalar de São João, Porto 
Secretária-Geral 

Dr. Dinarte Nuno Viveiros 
Unidade de Saúde Pública, 
Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Interior Norte
Centro de Vacinação Internacional, Coimbra 
Vogal

Mesa da Assembleia Geral 
Prof. Doutor Saraiva da Cunha 
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra 
Presidente 

Dr. Nuno Marquesⁱ 
Hospital Garcia da Horta, EPE 
Vice-Presidente 
ⁱ dispensa temporária 

Dr. Jorge do Valle 
Unidade de Saúde Pública, 
Agrupamento de Centros de Saúde Algarve II –Barlavento 
Secretário  

 

 

Conselho Fiscal 
Dr.ª Delfina Antunes 
Sanidade Internacional, 
Administração Regional de Saúde do Norte 
Presidente 

Dr.ª Sandra Xará 
Centro de Vacinação Internacional, 
Centro Hospitalar do Porto 
Secretária-Relatora 

Enf. André Silva 
Centro de Vacinação Internacional, 
Centro Hospitalar do Porto 
Vogal 

  

 

 

Supervisão e apoio Técnico Informático

Daniel Garrido 

Old _1200x 600

II Workshop - Vacinas em Viajantes
Para receber a Newsletter da SPMV por favor deixe-nos o seu email: